Avelino Farinha

Chairman

Natural da Calheta, Avelino Farinha iniciou a sua formação no Seminário Dehoniano, durante 5 anos no Funchal aos quais se seguiram mais 2 anos em Coimbra. Em 1979, começou a sua atividade profissional como topógrafo no Gabinete de Apoio às Autarquias Locais, com uma posterior passagem pela Câmara Municipal da Calheta.

Aos 20 anos de idade, constituiu a empresa de construção que está na génese do que é hoje o Grupo AFA, a «Avelino Farinha & Agrela, Lda.». Seguiram-se outras empresas, em diversos ramos de atividade, tais como construção civil, obras públicas e atividades complementares, hotelaria, imobiliário, tratamento de resíduos e ambiente, aviação executiva, concessões rodoviárias e comunicação social.

Exerceu uma importante atividade cívica e social no concelho de onde é natural, tendo designadamente participado na criação e direção de diversas associações desportivas e recreativas, tais como o Clube de Ténis, o Clube Naval e o Estrela da Calheta Futebol Clube. Tornou-se Presidente da Assembleia-Geral da ASSICOM em 2010, função que ainda desempenha.

Em 1992, Avelino Farinha foi distinguindo com o galardão ‘Estrelícia Dourada’ e, em 2012, foi agraciado com o ‘Cordão Autonómico de Bons Serviços’, pela importância para a Região Autónoma da Madeira da sua ação como empresário de diversos setores de atividade económica, em particular na construção civil e obras públicas.

É Presidente do Conselho de Administração do Grupo AFA (AFA, SGPS, S.A.) e das empresas AFAVIAS, S.A., AFA Imobiliária (Investmad S.A.), das quais é principal acionista. As suas empresas exercem atividade na Madeira, Açores e Portugal Continental, e também em África, particularmente em Angola.

Na atualidade, Avelino Farinha tem trabalhado no sentido de reorganizar o grupo de empresas e respetivos ramos de negócios.